segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Qual é o Papel da Arte?


Em termos Práticos a arte serve pra nada, pois ela não se fundamenta nos princípios básicos de existência, sobrevivência e reprodução. Podemos dizer que a arte não tem nenhuma utilidade prática, você não constrói um prédio com um quadro de Picasso, ou cura uma doença com a sinfonia de Bethovem. Pensando nos resultados palpáveis a arte seria inútil, a não ser quando está ligada a alguma utilidade prática, como é o caso do design.
O processo de produção artística é inerente a existência humana, deste o começo dos tempos que o homem busca compreender  sua origem, a arte então se torna essencial para a vida em sociedade pode pois além de instruir e humanizar, cria relações que partem do eu, das suas relações com o meio e com o outro, o processo é individual já que cada ser é único e capaz de compreender a sua realidade a parti das suas oportunidades e vivências, levando em conta as especificidades de cada relação, podemos dizer que a Arte é necessária, torna o mundo mais belo, prazeroso e humano.
A arte proporciona aos que produzem e fluem dela descobertas que passam pelos sentidos, emoções e sensações que agem sobre o corpo e a mente e é providencial para dar vazão as neuras, ilusões e anseios do ser, existe uma linha tênue entre a genialidade e a loucura, o meio termo é a Arte.

Por:
Mario Jaymowich | bandazazu@yahoo.com.br                                                                      
*Os textos publicados no DIÁRIO RBC são de responsabilidade de seus autores.