terça-feira, 4 de outubro de 2011

Trama sem nó


A arte transforma vidas e é capaz de curar as dores da alma, não há dúvidas disso. Desperta sentimentos como compaixão e o respeito ao próximo, valoriza a simplicidade e a capacidade de criação do ser humano, produz autoconhecimento e compartilha ideias. 

O projeto Fred é um trabalho idealizado por Andréa Ambrósio que surgiu a partir de um grande sofrimento. Fred era um rapaz viciado em drogas que foi preso, dentro da prisão teve sua vida deteriorada ainda mais e poucos anos depois de sai da prisão foi assassinado. 

Diante da dor de perder um ente querido a irmã de Fred buscou transformar seu sentimento em algo que valesse a penar lutar. Criou uma técnica de tapeçaria junto com um artesão chamada de trama sem nós em retalhos e construiu um projeto que levava a arte para dentro dos presídios e transformava o tempo ocioso dos detentos em uma possibilidade de mudança. 

O projeto FRED foi além das paredes frias dos presídios e há 12 anos vem ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social a encontrar através da arte uma saída possível para suas vidas com a geração de renda e porque não dizer efeitos terapêuticos ao provocar mudanças subjetivas. O projeto FRED promove a arte nas comunidades não somente com oficinas de tapeçarias, mas com atividades de customização, dança, canto e precursão. Transforma a vida de jovens possibilitando a construção de uma história que não esteja amarrada em drogas, misérias e violências. 

PROJETO FRED: Rua Projeto Fred, 340 - Bairro Arpoador – Contagem MG www.projetofred.org.br 

Por:

Débora Gabriele | deboragabriele@hotmail.com



*Os textos publicados no DIÁRIO RBC são de responsabilidade de seus autores.