sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reflexões/Educação: a trancos e barrancos



Por:Ieda alkim | ieda@betimcultural.com.br
www.escritoraieda.blogspot.com


Depois da veiculação da notícia sobre crianças flagradas comendo no chão em escola de Tavares, no Sertão da PB,  ficamos cada dia mais inconformados com o caos da Educação no Brasil. Ficamos inconformados, sim, pois sabemos que educação é algo que não traz votos, mas apenas conhecimento,  liberdade e, como diz Maquiavel, “conhecimento é poder”.

Desde Cabral, a burguesia não permitia a educação para todos, até os livros precisavam de autorização para serem impressos e não eram produto fácil de comprar. Hoje, no neoliberalismo que vivemos, com a ausência cada vez maior do Estado, a educação vai a trancos e barrancos e quem faz a diferença é o professor heróico que  continua em sala de aula. 

O caso da Paraíba é apenas um em milhares de outros que existem no Brasil. Afinal, para que se preocupar com crianças estudando, se isso não dá dinheiro para ser roubado, desviado! O que realmente interessa no momento, é lucrar com os megacontratos para a copa do mundo, com as propinas dos empresários e das ONGs do “transportes”,  do “trabalho” e até da “cultura” para nosso espanto! -  merenda escolar e cadeiras para estudantes é café pequeno!

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”  Paulo Freire


*Os textos publicados no DIÁRIO RBC são de responsabilidade de seus autores.