terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Então é Natal!


Por:Débora Gabriele | deboragabriele@hotmail.com


O natal chegou e também o momento de reflexão sobre o que fizemos da vida durante o ano que se passou e o que esperamos para ano que se aproxima. Mesmo nada mudando, pois o decorrer dos dias são os mesmos, nos enchemos de novas esperanças na expectativa do novo, como se este significasse um novo momento em nossas vidas, um novo começo.
  

Ficamos mais envolvidos uns com os outros, seja pela emoção que a data nos provoca ou pela antipatia de perceber que todos agiam de certa forma durante o ano e no fim dele parece que vem a redenção de todos os pecados já cometidos. As pessoas se propõem serem melhores, se tornam mais caridosas, dizem que amam, se abraçam, compram presentes, querem agradar. Porém, são coisas que não deveriam ter data marcada para acontecer. Contudo, não deixa de ser uma oportunidade de começar, começar a dizer mais o quando as pessoas são importantes, de se permitir envolver mais ao clima familiar e emotivo que remete o natal. 

O significado do natal vem perdendo sua base cristã que é nos remeter ao nascimento de Cristo e o que isso significou para a humanidade, ou seja, o momento de refletir sobre suas próprias atitudes e ideias. Valores como a compaixão pelo outro, a esperança, a caridade e o amor, às vezes são esquecidos durante o ano pela correria da vida cotidiana, pelo egocentrismo do qual nos cercamos e pela falta de compaixão pelo outro ou excesso de egoísmo. 

Então, é feito o convite à reflexão. A reforma intima é mais importante que a tentativa de se fazer uma revolução social. Não se pode mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos, isso sim já é um começo que permite que coisas em nível maior possam ser modificadas em prol do melhor. 

*Os textos publicados no DIÁRIO RBC são de responsabilidade de seus autores.