quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Diversos/Gente sem Cultura?


Por:Claudemir Ferreira / claudemirjoseferreira@yahoo.com.br
claudemirletras.blogspot.com         


   O maior erro das pessoas inteligentes e eruditas, é achar que ninguém é mais culto e mais bem informado que elas. Eu me lembro de quando  estava lá pelo 3º período do curso de Letras da Puc Betim. Uma noite, no intervalo das aulas, alguns alunos de outros cursos e eu conversávamos no Hall. Não tínhamos um assunto em específico para tratar, falávamos de tudo. Foi quando entre nós surgiu o tema reality show, e começamos a relembrar os vencedores de edições anteriores. Uma aluna do curso de enfermagem comentou sobre a Cida, que foi ganhadora de uma das edições do Big Brother. Foi aí que um aluno do curso de Direito, o qual eu prefiro não dizer o nome, estufou o peito, e no auge de sua sabedoria ele afirmou categoricamente: “Aquela mulher é tão sem Cultura. Tadinha, ela quase não tem estudo, não deve nem saber o que vai fazer com o dinheiro.” Por um in instante eu pensei que ele não estivesse falando sério, ou falando sem pensar. Porém eu estava errado. Ele falava sério, tanto que continuou fazendo afirmações equivocadas sobre a ganhadora de tal programa. E o pior é que ele falava de forma tão eloquente, que era até difícil não se deixar levar por tais opiniões, pois se tratava de um aluno muito inteligente, se não me engano foi até destaque acadêmico. Eu gosto de pessoas inteligentes e que sabem usar as palavras, mas ele estava ridicularizando á si mesmo ao fazer tais afirmações preconceituosas. Existe uma linha muito tênue entre o sublime e o ridículo
     É comum o conceito de Cultura se confundir com noções de desenvolvimento, educação, bons  costumes, etiqueta e comportamento de elite. Mas até onde eu sei, você não precisa cursar ensino superior, ou ler Memórias Póstumas de Brás Cubas para se ter Cultura. Não é preciso ser um conhecedor de cinema ou visitar o museu do Louvre em Paris para se ter Cultura. Você pode ser um analfabeto e mesmo assim terá Cultura. Você pode nunca ter visitado um museu em toda sua vida, ou nunca ter lido os clássicos da literatura, e ainda terá Cultura. Para se ter Cultura, basta estar vivo. Basta estar em perfeitas condições físicas e mentais, ou nem tanto.  Basta nascer, basta respirar, basta viver, basta ter consciência. Em outras palavras, basta existir como pessoa, como ser humano. O conceito de Cultura é complexo, e a própria palavra tem diferentes significados. Cultura é um processo exclusivamente humano, pois só o homem, até onde sabemos,  pode acumular conhecimento. Sendo assim, Cultura envolve  o conhecimento, as crenças, os valores,  a arte, a moral, a lei, os costumes, e várias outras facetas da vida do homem em sociedade. É tudo aquilo que é transmitido de uma geração para outra geração, tanto pela escrita e pelas convenções, quanto pela fala e pelo comportamento. 
       Sendo assim, é possível afirmar que uma pessoa  não tem Cultura, só porque ela não tem estudo, ou tem pouco estudo? É possível existir uma pessoa sem Cultura? Pelo menos para aquele aluno de Direito sim. Ele parecia não dar muita atenção para os aspectos citados acima. E pensar, que bastava ele fazer uma simples consulta ao dicionário para compreender melhor o significado da palavra Cultura, ao invés de sair por aí usando-a como bem lhe convém. Uma única palavra que não se compreende de modo correto, ou um único conceito mal interpretado, podem comprometer toda uma cadeia de significações. Eu não tenho o direito e nem a pretensão de querer julgá-lo. Talvez ele só estivesse em um dia ruim fazendo infelizes afirmações. É difícil de dizer exatamente, pois não o conheço muito bem. Mas naquele exato momento, tudo o que tal aluno havia conquistado, todo o seu conhecimento construído em anos de faculdade, tudo aquilo a que chegou tal pessoa, desabou diante dela, sem que ela ao mesmo notasse.

*Os textos publicados no DIÁRIO RBC são de responsabilidade de seus autores.