sábado, 3 de dezembro de 2011

GERUNDISMO EM TELEMARKETING E OS GOLPES COM CARTÕES



POR:CARLOS COSTA | CARLOS_BEZERRA47@HOTMAIL.COM


- Estarei consultando seus dados, senhor...! A prática do “gerundismo” já se disseminou até entre golpistas que usam dados dos cartões de crédito dos bons clientes, para iludí-los com ofertas, como ocorreu comigo! Tenho mais de 20 anos usando uma só bandeira de cartão e, dia 30/11 fui vítima de uma tentativa de golpe através  do conhecimento de todos meus dados pessoais que os golpistas já conheciam a todos, até o tempo que eu utilizava o cartão! Quase caio como um pato que nada alegremente dentro de uma lagoa. Minha sorte é que ligaram-me da operadora, avisando-me da fraude e a compra não cancelada!

Será que os operadores de telemarketing sérias não poderiam falar as palavras corretas ou  simplesmente: “vou verificar seus dados, senhor;  ou consultarei seus dados, senhor”? Não soaria melhor aos ouvidos de quem está ao telefone?  E haja saco! O gerundismo extrapolou as fronteiras e chegou até aos golpistas que o copiaram perfeitamente!

Segundo o “pai dos burros e analfabetos” como eu, o site wikipedia de consultas, gerundismo está definido como “uma locução verbal que consiste no uso sistemático de verbos no gerúndio, cujo emprego é relativamente recorrente no português, particulamente o brasileiro”. Continua, ainda o “pai dos burros e analfabetos”, entre os quais me incluo: “A concordância da construção com sintaxe do português não é ponto pacífico, sendo por vezes,  considerada  um vício de linguagem.”

Portanto, o gerundismo foi estigmatizado graças ao seu emprego constamentemente impreciso semanticamente e ao preconceito linguístico. O que vem a ser o preconceito linguístico? Segundo, mais uma vez, a consulta que fiz ao “pai dos burros”,”trata-se de  uma imposição do ensino tradicional da gramática normativa, originando um preconceito contra as variedades não-padrão!”

Diante de todas as explicações retiradas do “pai dos burros”, acredito que o pessoal de telemarketing das empresas poderia aprender corretamente  a língua da “flor do lácio”. Ela  é linda, poética e perfeita e que esse gerundismo desnecessário, não passa de uma desqualificação completa para exercer a função de operadora ou operador da função. Não há uma única operadora de telemarketing que funciona de outro modo, procurando empregar corretamente as palavras. Já virou moda!

Ontem, recebi um telefonema suspeito, em nome de meu Cartão de Crédito e a conversa começou assim, logo após ter fingido que caía em um golpe bem bolado:

- Como o senhor já tem...anos de cartão e sempre pagou em dias suas faturas, o senhor foi considerado um cliente Vip”. Depois completou o gerundismo: “vou estar passando para a minha supervisora confirmar alguns dados para a entrega de seus produtos”. Como os golpistas andam tão bem informados sobre quem paga em dias suas faturas, o tempo do cartão e outros detalhes que só a operadora saberia? Ou os dados dos clientes estão sendo comercializados no mercado negro ou não sei o que acontece!

A supervisora continuou: “o senhor estará confirmando alguns  dados de seu cartão de crédito e seu endereço para entrega”. Matei o golpe, mais tarde confirmado pela própria operadora de meu Cartão, através de meu celular. Mas o gerundio até entre os golpistas está se espalhando, acredito que é para não despertar maiores suspeitas sobre os golpes que estão aplicando em nome de operadoras!
*Os textos publicados no DIÁRIO RBC são de responsabilidade de seus autores.