segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Divagações Artísticas/PROJETO SARAVÁ



Por:Mario Jaymowich | bandazazu@yahoo.com.br       


O PROJETO SARAVÁ nasceu no ano de 2008 formado por jovens músicos mineiros profundamente envolvidos com a Música Popular brasileira, com o intuito de tocar releituras de sambas consagrados de compositores como Noel Rosa, Cartola, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, dentre outros. Não demorou muito para que a proposta inicial do samba se estendesse às sambadas, aos frevos, às marchas e aos baiões e para que as músicas autorais começassem a aparecer. A participação da banda no Projeto Domingo Cabra da Peste (Estúdio B Music Bar) instigou os músicos a inserirem no repertório canções de compositores como Moraes Moreira, Tom Zé, Luís Bandeira, Jackson do Pandeiro e Capiba. A aproximação com o frevo, o coco e o baião foi inevitável e enriqueceu muito a musicalidade e as apresentações do grupo.A proposta do grupo é mesclar um trabalho autoral - marcado pela diversidade ritmica e riqueza melodico-harmônica da música brasileira, com releituras de grandes compositores.

PROJETO SARAVÁ, mostra seu olhar sobre a música brasileira e suas múltiplas linguagens, apresentando Canções autorais de integrantes da banda e jovens parceiros compositores da cena musical mineira. A música instrumental tem seu lugar especial no repertório e além do Choro, a nossa música respira os ares do Frevo e do Baião. Apresenta influências do samba na sua diversidade rítmica como samba de coco, samba canção, samba de roda, além da peculiaridade do samba feito em Minas, cuja tradição de seus tambores dá um desenho muito particular ao show e à proposta de criar o diálogo entre a nova geração e velha guarda.
Como o nome sugere, a idéia de Projeto está ligada ao processo coletivo, no sentido de sua criação e linguagem musical próprias, construída por músicos, arte educadores e produtores independentes, que contribuem para a autogestão e pesquisa do grupo.

Atualmente, seus integrantes são: Sílvia Gommes (voz), Leo Assunção (voz e violão), Renato Muringa (cavaco, bandolim e voz), Marcela Nunes (flauta transversal), Paulo Rocha e Mário Jaymovich (percussão). Estes jovens artistas apresentam no palco seu talento e versatilidade musical. Fica clara a empatia e assimilação imediata do público, da obra apresentada se destacando assim um trabalho que constitui um ambiente criativo e novo.

O Projeto Saravá! é uma das boas novidades da cena musical mineira e em pouco tempo conquistou importantes espaços em casas noturnas e bares de BH, como o Estúdio B Music Bar, o Lapa Multshow, o Cartola Bar e o Espaço Cultural A Casa. A banda também já participou de feiras e festivais como a Feira Baderna, a Feira Música Brasil (Palco Petrobrás), o FestiBar, o Sons e Tons e o Festival Nacional da Canção. O público recorrentemente destaca a versatilidade dos músicos, a escolha do repertório e a originalidade na criação dos arranjos das releituras e das canções autorais como alguns dos principais diferenciais do grupo.

O Projeto Saravá está em fase de pré-produção do seu primeiro disco autoral - “Geraizero do Arraiá”.
Em 2011, o Projeto Saravá inicia aos sábados, temporada no Cartola Bar, Tradicional casa de samba, fundada em 04 de abril de 1994 pela querida Solange, Cláudio e o saudoso mestre Didi Sete Cordas. Atualmente, localizado na rua Vila Rica nº 1168 onde até hoje nos brinda com o mais legitimo samba de raiz.

*Os textos publicados no DIÁRIO RBC são de responsabilidade de seus autores.