Por:Mario Jaymowich | bandazazu@yahoo.com.br
Pior que estar triste é estar sozinho. Quando você está triste e nada mais parece fazer sentido, a vida se torna um martírio, e as neuroses se tornam diárias, a morte pode parecer um consolo. Seus objetivos ? Descobrir o que te espera depois da morte, se morrer dói, se existe reencarnação, qual a melhor hora e o melhor dia para se matar, suicidas vão para o inferno, existe inferno, e céu? Paraíso, salvação, deus, deuses, deusas, entidades, espírito, alma, matéria, vida, morte, ciclo ... e um monte de dúvidas quando já não se tem mais esperança.
O sol nasceu e anunciou um longo dia, acordo abro os olhos e me surpreendo, estava deitado sobre um monte de folhas secas em um bosque com cheiro de alecrim e rosas, uma leve brisa da manha colorida pelo canto dos pássaros e as nuvens vermelhas em um céu azul piscina, resolvi caminhar por entre as arvores e conhecer o lugar, pedi licença e proteção aos espíritos da mata, senti que fui bem recebido e logo comecei a andar. Não me lembro como havia chegado ali, comecei a pensar enquanto andava e sentia a energia do lugar. Comecei a me lembrar da minha indignação com o governo, a burguesia, exploradores e toda uma classe de pessoas desprezíveis que se dizem “espertos” e vivem em torno da primeira pessoa e não medem esforços pra chegarem onde querem passando por cima de tudo e de todos.
Há muito tempo venho lutando pra combater as injustiças de todos os tipos e me controlando para não ser corrompido pelo mau caratismo das pessoas e instituições que as sustentam, fui preso algumas vezes por não pagar impostos, uso de drogas, brigas, confusões, festas e vadiagens de todo tipo, me lembro como ontem na 6ª serie quando coloquei suco de uva na caixa d’agua da escola, foi um rebuliço, naquele dia todos foram liberados e ficamos uns três dias sem aula para limpeza da caixa, espancar um policial porque ele me agrediu enquanto eu mixava na rua e fumar maconha em lugares públicos para defender a legalização, era algumas de minhas intervenções. Resolvi virar artista, queria atuar na arte em todas as áreas, literatura, musica, cinema, pintura, artes plásticas, e todas outras possíveis, usar a arte como meio de transformação e alternativa para um mundo melhor, mudar o mundo ... mude; sua alma, sua casa, sua vida, sua rua, seu bairro, sua cidade, seu estado, seu pais e o mundo esta mudando ...
Também sonhava em morrer jovem, mas uma morte natural, dormindo ou talvez transcendendo de um plano para o outro sem dor ou sofrimento, na minha frente surgiu um campo cheio de flores e não sei porque motivo naquele momento senti uma forte sensação de que estava morto e que tinha deixado a missão pela metade, agora como e porque eu não fazia idéia, resolvi sentar e acender um baseado enquanto refletia sobre aquele momento.
Espero poder contar um pouco da minha historia através dessas palavras, não vou viver tempo suficiente para terminar este livro, mas espero que algum amigo ou admirador dessa historia possa dar continuidade ao meu sonho de relatar minhas experiências neste curto espaço de tempo que vivi entre vocês.
Nascer, talvez seja a coisa mais surpreendente que existe, eu não pedi pra nascer, não escolho onde, quando como e com quem, e quase sempre passo horas do meu dia pensando de onde vim, onde estou e pra onde vou. Entretanto quando se assumi uma certa idade, você torna-se independente para fazer da sua vida o que bem entender, mas é preciso levar em conta toda a formação que você teve até ai e as pessoas que participaram desse processo, seus pais, parentes, professores, amigos e símbolos que influenciaram minha caminhada.
Ser livre talvez seja o sonho de todos nós, sempre temos nós atados que nos impedem de alcançar a liberdade de fato, algo natural, mas que se torna artificial nas mãos dos seres humanos com encéfalo altamente desenvolvido, um polegar opositor + indicador ágil como uma pinça e o andar ereto em duas patas o que faz com que nós humanos nos autodenominamos superiores aos outros seres vivos e muitas vezes ao seu semelhante, é o domínio do homem pelo homem, pode o homem ser deus de si mesmo ? ao certo o homem inventou deus para aliviar as suas dores e agora tem um preço pra pagar ...